O tempo de crise econômica que estamos vivendo trouxe para a maioria dos empresários e empreendedores uma enorme preocupação: a sobrevivência de seu negócio nesses dias difíceis.
Alguns dos caminhos para alcançar esse objetivo são óbvios como o corte de gastos, o aumento da produtividade e a busca de oportunidades na carteira de clientes da empresa.
No entanto, diante de um cenário tão negativo apenas essas ações não são suficientes para garantir a sobrevivência dos negócios.
Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a dar a volta por cima e não só passar pela crise, mas também continuar a crescer quando ela passar. Confira!
- Cautela com pagamentos e financiamentos
A lição número 1 é: seja cauteloso e muito organizado com as finanças. Programe todos os pagamentos que precisa fazer sem deixar nenhum para trás. Outra questão importante é manter a precaução quanto aos financiamentos. Evite fazê-lo, mas se for extremamente necessário recorrer a um financiamento, o tempo de pagamento dele deve ser o mais breve possível. Fuja dos financiamentos longos.
- Invista em inovação
Em nenhum momento, especialmente em tempos de crise, é indicado o abandono do investimento em inovação. Saia na frente sempre, apresente soluções criativas para o problema de seus clientes, antecipe tendências e faça a diferença no mercado. Seja lembrado pela sua capacidade de inovar.
- Não deixe de lado a comunicação
Esse é um hábito de muitos empresários e empreendedores. Em tempos de dificuldades financeiras o primeiro corte é a verba para o marketing. Esteja atento quanto a isso, pois sem comunicação é difícil que o produto ou serviço que oferece fique na mente dos consumidores e, consequentemente, a opção deles será pelo concorrente. Seja estratégico e continue investindo em uma comunicação de qualidade em tempos de crise.
- Mantenha sua equipe
Sabemos que o custo por funcionário é muito alto em nosso país. E, por ser uma conta grande, muitas empresas decidem reduzir sua equipe para economizar. Mas essa atitude é um erro e traz mais prejuízos do que alívio para as corporações. Uma equipe criativa, qualificada e engajada é muito importante no processo de crescimento da produção, da inovação e da busca das melhores soluções. Então não corte o seu pessoal, mas seja transparente e envolva cada membro da sua equipe no desafio que é sobreviver em meio à crise.
- Reorganize seu estoque
Faça uma avaliação do que tem comprado para fazer seu estoque, verifique a quantidade adquirida, confira a possibilidade de ter fornecedores mais em conta, mas sem deixar cair a qualidade do produto. Feche acordos e parcerias para reduzir custos e melhorar a lucratividade. Não esqueça de eliminar todos os desperdícios.
No mais, empenhe-se para fidelizar os clientes que já tem e esteja preparado para acolher aqueles que vierem da concorrência.
Enfrente a crise de cabeça erguida e se preciso contrate uma consultoria que o apoie e o ajude a colocar em prática essas e outras ações que o mantenha vivo no mercado.
Agora, conte para a gente o que tem feito para que seu negócio sobreviva nesses tempos de crise. Interaja nos comentários!