É de conhecimento comum que em franquias o marketing deve seguir as regras determinadas pela franqueadora.
Mas nem sempre a comunicação, a linguagem e a aplicação das campanhas publicitárias distribuídas por ela são adequadas para atingirem públicos tão variados ou para dialogarem com a diversidade de interesses e costumes que encontramos pelo país afora.
Tudo isso porque há diferenças entre as necessidades dos clientes em cada região do Brasil e, também, fatores geográficos, climáticos e culturais influenciam a preferência dos consumidores.
Diante desse cenário, pergunta-se: Como conduzir estratégias de marketing de modo eficiente em uma franquia?
A resposta é simples! As franquias devem investir em Local Store Marketing.
Essa expressão pode ser traduzida como ação de marketing local e, no dia a dia do franqueado significa dedicar-se aos clientes que estão ali, pertinho dele, que passam todos os dias bem em frente à sua loja.
O desenvolvimento de ações locais é fundamental para aproximar a proposta da empresa e sua oferta dos consumidores, pois é na loja do bairro ou da cidade que eles compram produtos e serviços.
Para colocá-las em prática o primeiro passo é certificar-se de que as franqueadoras permitem, no contrato, que os franqueados executem ações de marketing localmente.
Se a resposta for positiva, há vários caminhos que podem ser seguidos para melhorar o fluxo de clientes na franquia e, consequentemente, aumentar o faturamento.
Para alcançar resultados positivos, entre as opções existentes é possível:
- Divulgar promoções em mídias sociais;
- Publicidade em revistas regionais;
- Patrocinar eventos locais;
- Estabelecer parcerias com comerciantes da cidade;
- Promover demonstrações dos produtos ou serviços oferecidos pelas franquias em escolas, clubes, restaurantes, shoppings e outros locais de grande concentração de pessoas.
Agora, aproveite nossas dicas e sucesso nas ações estratégicas de marketing local em sua franquia.
E, conte para a gente sua experiência nesse assunto. Interaja nos comentários!